sexta-feira, 26 de agosto de 2016





A principal característica dos exercícios calistênicos é que eles não precisam de elementos externos que ajudem a exercitar nossos músculos, já que usam o próprio peso do corpo para fazer força com um determinado grupo de músculos. Por isso, não é necessário ir a uma academia para praticá-los, porque podemos fazê-los em nossa própria casa. Neste artigo, você pode encontrar mais detalhes sobre a calistenia. Para que você saiba como praticá-la, explicamos como são os exercícios calistênicos.

Como dissemos, o peso de nosso próprio corpo é o que permitirá exercitar de forma otimizada os exercícios calistênicos. As diferentes posturas e os diferentes movimentos otimizarão nossas atividades, de forma que não precisaremos de elementos externos como bolas, aparelhos, pesos ou halteres.


Outra característica dos exercícios calistênicos é que, ao se basear em movimentos naturais de nosso próprio corpo, grupos musculares são trabalhados e a otimização de cada sessão de trabalho é máxima.

Para trabalhar as costas, um exercício calistênico é deitar no solo de bruços, sobre uma esteira. Deve colocar as palmas das mãos contra o solo, à altura dos ombros. Depois, faça força com os braços para levantar as costas.
Deste modo, sem a necessidade de aparelhos, estamos trabalhando uma grande quantidade de músculos, utilizando para isso nosso próprio peso.

Com os exercícios calistênicos também podemos exercitar o peito. Para isso, nos agarramos ao marco superior de uma porta com as mãos, e fazemos força para levantar o corpo o máximo possível. Obviamente, para realizar este exercício temos de estar em ótima forma, pois teremos de fazer muita força.

Uma atividade calistênica bem mais acessível mas também eficiente, ainda que não o pareça, consiste em ficar de pé em frente a uma parede, a 1 metro de distância, e apoiar as palmas das mãos contra a superfície. Depois, sem mover os pés, deixamos cair o corpo contra a parede dobrando os braços e retornamos depois à posição inicial, flexionando e esticando nossas extremidades superiores.
Deste modo tão simples, trabalharemos os músculos dos braços.

Clássicos exercícios como os agachamentos, os abdominais ou as flexões também são exercícios calistênicos. Podemos praticá-los em qualquer lugar e sem necessidade de elementos externos, conseguindo trabalhar sobre grupos musculares de forma eficiente ao fazer uso do peso de nosso próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário