Quem vê Akinfas Santana dos Santos, de 19 anos, em cima de uma barra, com movimentos acrobáticos de um lado para o outro não acredita que o jovem é cadeirante. Esse paulista, de São José dos Campos, pratica a calistenia/street workout, um esporte novo no país, que consiste em fazer exercícios em barras, flexões de braço e paradas em mão com o peso do próprio corpo.
Único cadeirante praticante da modalidade no Brasil, Akinfas é tratado como um mascote pela equipe brasileira que participou do primeiro Campeonato Brasileiro no Arnold Classic, realizada em maio, no Rio de Janeiro. O jovem ainda não pode competir por não ter ainda adversários cadeirantes. Ele conheceu a modalidade por meio de um convite de um amigo.
- Eu comecei no esporte há 11 meses. Um amigo me convidou, pois ele já praticava com outras pessoas em São José dos Campos. Conheci o esporte, então, me apaixonei - disse Akinfas.
Para manter a boa forma, ele pratica a modalidade em praças públicas de São José dos Campos. O jovem nasceu com espinha bífida na lombar (uma grave anormalidade congênita do sistema nervoso, que desenvolve-se nos primeiros meses de gestação). Akinfas tem como sonho defender o Brasil.
- Minha vontade é que apareçam outras pessoas para eu competir. Torço para ter mais gente para que eu possa disputar.Quero competir pelo meu país. No exterior já tem alguns cadeirantes praticando, mas não em equipe. Ainda sou o único - enfatizou o jovem.
- Akinfas é uma motivação para o grupo. Ele participa de uma equipe de São José dos Campos e mostra que não existe barreira. Qualquer pessoa pode fazer. Seja jovem , criança e idoso. Temos um exemplo de um senhor com 77 anos, que pratica no Parque Ibirapuera - contou Luiz Otávio Coelho Mesquita, organizador do evento e fundador do grupo Calistenia Brasil.
O nome pode soar estranho, é pouco familiar, mas a calistenia é um esporte antigo. O esporte foi criado pelo suíço Phoktion Heinrich Clias no século 19 e se tornou popular no mundo. A busca pela pratica de exercícios fora da academia tem levado cada vez mais pessoas para a modalidade. Esporte chegou ao Brasil pela Associação Cristã de Moços (ACM) , em 1950, mais
voltou de forma remodelada.
- Antes era praticado com exercícios mais calmos para relaxar. Hoje é mais radical e praticado com mais força ao som de músicas - disse Luiz Otávio.
Estudante de educação física, Luiz Otávio, de 22 anos, descobriu a calistenia na internet em 2013 e desde então se dedica aos treinos e a organização de campeonatos. Ele foi o primeiro brasileiro a competir na Rússia no Campeonato Mundial (2014). Nesse ano organizou o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade no Arnold Classic Brasil 2015.
- Foi um sucesso. Cerca de 50 pessoas participaram da competição, que vale como uma pré-classificação para o Mundial. O campeonato nacional é dividido entre masculino e feminino, nas categorias iniciante e avançado - disse Luiz.
O mundial será realizado no dia 8 de agosto, no Parque Ibirapuera (SP). A competição terá cerca de 80 atletas. Dentre eles, russos, ucranianos e americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário